UNI visita Mesquita de Santos e apresenta planejamento de 2012 da entidade

 

O Sheikh e Diretor de Assuntos Islâmicos da União Nacional Islâmica, Mohamad Al Bukai hoje segue para a Mesquita Islâmica de Santos, para apresentar o planejamento de 2012 da UNI e fortalecer o relacionamento entre as entidades. Além disso, o Sheikh aproveitará o momento para realizar o sermão que compartilhamos aqui para todos. Boa leitura!

 

O PAPEL DA MULHER MUÇULMANA NA SOCIEDADE

 

Sermão do Sheikh Mohamad Al Bukai

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre seu Nobre Profeta, sua família, seus companheiros e sobre todos os muçulmanos até o dia do Juízo Final.

Queridos irmãos e irmãs, se a sociedade muçulmana é como se fosse um só corpo, como o Profeta (SAAS) exemplificou no dito “Al Numan Ibn Bachir (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S) disse: ‘O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um mrmbro se encontro indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre”, certamente, a mulher é considerada como o coração desse corpo. Se o coração está bom, os outros membros do corpo também estarão. Se esse membro fica mal, os outros também ficarão.

Por isso, queridos irmãos e irmãs, a mulher tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. E, por isso também, o Islã cuidou muito bem da mulher e deu a ela o seu direito, colocando-a na situação que merece.

Na época do Profeta (SAAS), a mulher participou de todos os segmentos da vida social. Nós temos em nossa história a mulher comerciante como Khadija, que tinha coragem o bastante para pedir e escolher um homem adequado para o casamento. Isso só aconteceria quando encontrasse no companheiro as características que ela desejava, como a verdade e a fidelidade. E a mulher também era a conhecedora, que ensinava aos homens os ditos do Profeta, como Aisha. Entre as mulheres também há a poetas e lutadoras, como El Janza e outros muitos exemplos que nós vemos em nossa história.

Se o papel do homem é o de construir prédios e edifícios, certamente o papel da mulher é o de construir o próprio ser humano.

Queridos irmãos e irmãs, Deus no Alcorão Sagrado citou a nós muitos exemplos das mulheres que influenciaram a história, e apoiaram os profetas, sendo exemplos para toda a humanidade. O Alcorão contou para nós a historia da mãe do profeta Moisés, que obedeceu a uma ordem de Deus e jogou o seu filho, dentro de um cesto, ao rio. Que tipo de mãe é essa? Qual mãe poderia fazer isso, a não ser uma mulher virtuosa? Ela sacrificou a coisa mais valiosa na vida dela, pois acreditava em Deus. Por isso, virou um exemplo a ser seguido para todas as mães. Deus diz no Alcorão Sagrado, Surata 22, versículo 7: “E inspiramos a mãe de Moisés: Amamenta-o e, se temes por ele, lança-o ao rio; não temas, nem te aflijas, porque o devolveremos e o faremos um dos mensageiros”.

E entre outros exemplos corânicos, Hagar, esposa do profeta Abraão, foi deixada pelo esposo no deserto, sem comida ou bebida. Com o filho no colo, ela o questionou: “Era Deus quem te ordenou isso?” E ele respondeu que sim. Então ela falou “Ele nunca vai nos abandonar”.



Voltar



UNI União Nacional Islâmica
Telefones
(5511) 3227-9660
(5511) 3227-8663
uni@uniaoislamica.com.br

Imprensa
Núcleo de Jornalismo da UNI:
e-mail: imprensa@uniaoislamica.com.br

© Copyright 2012.
Todos os direitos reservados.